Desenvolver uma logomarca
é semelhante a dar um nome a um filho. É o modo como um produto, uma
empresa ou um serviço serão reconhecidos e identificados por todos durante
anos ou décadas. A logomarca é observada pelo consumidor com muito mais
freqüência do que o próprio bem que ela representa.
O desenvolvimento de uma
logomarca merece e requer tanta atenção quanto a escolha do ponto
comercial, do produto a ser fabricado ou comercializado, do público-alvo,
das metas de lucros a serem atingidas ou o planejamento de marketing e
comunicação. É um investimento tão importante quanto qualquer outro dentro
de um negócio. No entanto, é um investi-mento seguro, acessível e aplicável
a qualquer empresa.
No mundo criativo das
logomarcas vale uma regra: quem chega primeiro, ganha. Ou seja, no
processo de criação é importante obter soluções originais. Uma logomarca
também precisa ser simples (sem ser pobre) e apresentar equilíbrio, o que
não significa tudo centralizado. As formas simples têm vida útil mais
longa, permanecendo atuais por um período bem maior. O mesmo não acontece
com as complexas que, por mesclarem linhas retas com linhas curvas,
estilos diferentes, tipos de acabamento variados ou por apresentarem
elementos em excesso, com grande variedade de cores ou degradês,
freqüentemente pedirão retoques para se tornar mais eficientes. E,
obviamente, logomarca que pede para ser melhorada é logomarca obsoleta.
Uma logomarca mal
resolvida pode ser confundida com outras, pode não ser entendida, pode ser
facilmente esquecida, transmitir uma idéia errada ou até mesmo negativa do
que ela representa, além de exigir investimentos consideráveis para ser
assimilada positivamente pelo público consumidor. Uma boa logomarca é
aquela capaz de dizer ao consumidor que atrás dela tem gente inteligente,
capacitada, comprometida e determinada a exceder suas expectativas. Com
uma boa logomarca, já teremos meio caminho andado no sentido de comunicar
algo corretamente.
Requisitos de uma boa logomarca
Alguns dos atributos que uma logomarca precisa ter para ser forte:
- ser original
- ter beleza
- ser moderna
- ter personalidade
- ser pertinente
- ter versatilidade
- ser adequada
- ser representativa
- transmitir inteligência
- permitir fácil memorização
- apresentar equilíbrio
- inspirar confiança
- ser
vendedora